13º Semana do Peixe acontece em todo o país

08/09/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

Os pescados oferecem nutrientes, vitaminas e proteínas. O peixe é considerado um dos alimentos mais saudáveis ??encontrados na natureza. Ele é também uma das melhores fontes de ácidos graxos ômega-3, que auxiliam na manutenção de níveis adequados de triglicerídeos, desde que associados a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Desde a última quinta-feira (01/09) acontece em todo o Brasil a 13ª Semana do Peixe, que vai até 15 de setembro. O evento ocorre todos os anos desde 2004. Nesta edição, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), preparou um Livro de Receitas com dicas sobre como comprar o pescado, higiene, conservação e limpeza. Além disso, já estão disponíveis no site do ministério cartazes para quem quiser produzir o material para divulgação.

Com a iniciativa, o governo pretende fomentar o consumo de pescado no Brasil. As ações envolvem todos os elos da cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor final, e são realizadas nos principais pontos de comercialização e consumo de pescado: supermercados, feiras livres, bares, hotéis, restaurantes entre outros.

Médico Veterinário e Aquicultura

A inspeção e a fiscalização sanitária, higiênica e tecnológica das fábricas de pescado são competências exclusivas dos médicos veterinários, segundo a Lei 5.517, de 23 de outubro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de médico veterinário. O profissional também atua em outras frentes, desde o início da produção. 

O trabalho do médico veterinário na Aquicultura é destaque na campanha do Dia do Médico Veterinário este ano. Confira mais informações aqui. 

“Com o cuidado do médico veterinário desde o melhoramento genético, no sistema de criação e na nutrição adequada se consegue em um período não muito longo um peixe em boas condições de saúde, com segurança alimentar para quem consome e lucro para quem produz”, afirma o médico veterinário Carlos Roberto Moreira.

A médica veterinária Agar Costa, da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do Conselho Federal de medicina Veterinária (CNEE/CFMV), considera importante a presença do médico veterinário na Aquicultura. Para Agar, esta é uma atividade emergente e com amplo campo de atuação. "Na área de sanidade, a atuação do profissional garante a qualidade do produto e evita patologias", afirma.

Serviço

Campanha: XIII Semana do Peixe

Local: em todo o País

Clique aqui e acesse a arte dos cartazes

Clique aqui e conheça o Livro de Receitas

Site: http://www.agricultura.gov.br/semanadopeixe

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do Mapa